Logo Alto Tiete.png
IMG_9899 copy.jpg

Transformando

saúde e vida

 

A medicina e odontologia regenerativa consistem em promover a regeneração ou substituição de células, tecidos ou órgãos do organismo que não estejam funcionando corretamente, restaurando as funções perdidas por conta de doenças ou simplesmente pelo envelhecimento

 

Tríade da

Medicina Regenerativa

Screenshot 2025-03-24 at 14.48.10.png
Screenshot 2025-03-24 at 14.48.21.png
Screenshot 2025-03-24 at 14.48.30.png

A medicina regenerativa muitas vezes necessita de três principais fatores para promover sua função terapêutica adequada: células-tronco, biomateriais e sinalizadores.

 

As células-tronco armazenadas com antecedência são a peça principal nessa terapia. São elas que irão se transformar em outros tipos de células ou desempenhar os potenciais regenerativos na região necessitada.

 

Porém, muitas terapias podem necessitar de uma “casa”, plataforma ou veículo para as células se alojarem e realizarem suas funções. No caso de reconstrução de pele, por exemplo, não basta ter células-tronco no local, mas precisa também de uma estrutura para as células ficarem e desempenharem o processo regenerativo no local. Por isso, biomateriais, como implantes, membranas, ou hidrogéis, por exemplo, são bastante importantes em determinados tipos de terapia celular.

 

Com tudo isso, ainda precisamos dizer para as células no que elas devem se transformar. Isso pode acontecer dentro do laboratório da R-Crio, ou no próprio corpo do paciente. Por isso, sinalizadores químicos, como proteínas e/ou fatores indutores, vão dizer para as células-tronco qual tipo de célula elas devem formar (osso, pele, músculo, cartilagem etc). Esses sinalizadores podem ser introduzidos no laboratório ou serem liberados diretamente pelo biomaterial.

 

 

COMO FUNCIONAM AS TERAPIAS
COM CÉLULAS-TRONCO?

 

As terapias com células-tronco no Brasil e no mundo representam uma nova perspectiva para a saúde mundial: tratar, ou até mesmo curar, doenças e condições, entre raras e comuns, que aflingem toda a população por conta do aumento do envelhecimento e dos novos hábitos de vida.

 

 

DOENÇAS HEREDITÁRIAS

 

Todas famílias possuem alguma doença hereditária para se prevenir e buscar uma solução antes que ela apareça. O armazenamento de células-tronco oferece a possibilidade de preservar suas células jovens e antes do problema de saúde aparecer, tendo assim a chance de se tratar usando suas próprias células saudáveis de alguns anos atrás.

 

 

CRIANÇAS E ADULTOS ESPECIAIS

 

Doenças e condições especiais, como a Síndrome de Down ou Autismo podem ter benefícios com o uso de células-tronco, especialmente quando existem problemas de saúde relacionados, como a cardiopatia.

ACIDENTES E CAUSAS AGUDAS 

 

Queimaduras, fraturas, desgastes de cartilagem, lesões em atletas, e até mesmo lesões da medula espinhal são algumas das condições que células-tronco podem ser aplicadas para controle da dor e inflamação, além desempenharem um processo regenerativo no local.

PERSPECTIVA DE LONGEVIDADE

 

Já estamos vivendo muito mais do que nossos pais e avós por conta da grande quantidade de conhecimento e tecnologias aplicados à saúde. Portanto, é necessário termos consciência de preservarmos o quanto antes nossas células-tronco enquanto são jovens para utilizarmos futuramente quando necessitarmos, seja amanhã ou daqui 50 anos.